EXERCÍCIO FÍSICO E APETITE !


Se pretende perder peso, o ideal é aliar o exercício físico a um plano alimentar adequado às suas necessidades.


Pelo que, melhorar o que se come antes e após o treino é essencial.


Quais são então os fatores que podem determinar o efeito do exercício físico no apetite?


A fome é um fenómeno complexo determinado por neurónios localizados no hipotálamo, enviando a mensagem ao cérebro de fome ou saciedade. Os recetores dos neurónios são comandados por hormonas, como a grelina, leptina e insulina.


As hormonas que controlam a fome são a grelina, que estimula a fome, e o peptídeo YY, que sinaliza a saciedade e atenua o apetite.


O exercício físico consegue atuar sobre os níveis de grelina, diminuindo-os, enquanto aumenta os níveis de peptídeo YY.

Quando a intensidade do exercício é elevada o apetite tende a diminuir, alterando-se as hormonas, aumentando o peptídeo YY (saciedade) e diminuindo a grelina (fome).


Estas alterações hormonais são visíveis em treinos mais intensos do que com treino de força, poderá ser estratégia terminar um treino de musculação com um treino mais

cardiovascular. Desta forma, irá beneficiar dos dois tipos de treino ajudando a musculação no ganho de massa muscular e/ou diminuição de massa gorda e o “cardio” no controlo do apetite.


O efeito benéfico do exercício no apetite, foi observado em pessoas normoponderais quer em pessoas com excesso de peso e obesidade.


Por outro lado, o exercício físico poderá aumentar a concentração de hormonas capazes de aumentar o apetite, a leptina e a insulina. No entanto, quanto maior a frequência de exercícios longos e intensos, melhor será a resposta do organismo às hormonas que ajudam a controlar o apetite. O exercício regular desempenha um papel importante na melhoria da resistência à leptina.




Concluindo, a prática de exercício físico de forma crónica apresenta o efeito benéfico de melhorar a regulação do apetite a longo prazo. Assim como, indivíduos com elevados níveis de atividade física possuem uma melhor sensibilidade do sistema de controlo do apetite.



Comece já a sua mudança.



Priscila Carneiro

Nutricionista OMG Infesta



N'Omeuginásio, encontrará um conjunto de profissionais prontos para o ajudar em qualquer que seja o seu objetivo, porque as suas metas são o nosso compromisso!


Clique aqui !!

👇



Mantenham-se ativos!

#VendaNova #Infesta #Gondomar #OMG #todosfazemparte #omeuginásioémelhorqueoteu

293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
OMG Blog 2-51.png