top of page

29 de Setembro - Dia Mundial do Coração.


Amanhã dia 29 de Setembro, celebra-se o dia Mundial do Coração, e nós não poderíamos deixar este dia passar em branco.


Como já falamos várias vezes o exercício físico, se praticado com regularidade, previne o desenvolvimento e progressão de várias doenças inclusive as doenças cardíacas.


Segundo vários estudos, pessoas fisicamente ativas têm um risco inferior de virem a sofrer de problemas cardiovasculares, comparativamente a pessoas sedentárias.


Isto acontece porque, as doenças ateroscleróticas cardiovasculares, a doença isquémica, o AVC e a doença arterial periférica são doenças que se desenvolvem lentamente, ao longo de décadas.


Estas resultam da formação de placas de gordura nas paredes das artérias que podem reduzir ou mesmo bloquear a circulação sanguínea no músculo cardíaco, cérebro ou até, nos membros inferiores.





O papel do exercício físico é fundamental para evitar este tipo de doenças uma vez que:

  • Previne/atrasa o desenvolvimento de placas ateroscleróticas, uma vez que pode controlar ou eliminar alguns dos fatores que promovem a formação das placas ateroscleróticas, como a hiperglicemia, valores de elevados de colesterol, resistência à insulina, etc.;

  • Melhora a saúde cardiovascular ao melhorar a função e calibre dos vasos

sanguíneos, o que aumenta o fluxo sanguíneo e reduz o stresse sob as paredes dos vasos;

  • Potencia o metabolismo do coração, ao aumentar a capacidade de este produzir energia, usada na sua contração;

  • Reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que resulta numa redução do esforço e oxigénio gasto pelo músculo cardíaco. Em doentes com angina de peito, por exemplo, poderá reduzir a dor e o risco de arritmias;

  • Tem impacto noutros órgãos e tecidos, uma vez que aumenta também a capacidade de produção de energia dos músculos esqueléticos e tecido adiposo. Os músculos esqueléticos podem libertar um tipo de mensageiros químicos chamados de «miocinas» que estão envolvidos nas ações anti-inflamatórias do organismo que estimulam o crescimento de novos vasos sanguíneos.

É por todos estes motivos que a prática de exercício deve ser levada a sério.


Mas o que é recomendado?


A DGS – Direção Geral de Saúde, emitiu diretrizes que reforçam o papel da atividade física na prevenção de várias doenças, nomeadamente as doenças cardiovasculares. As recomendações gerais para a prevenção destas doenças são:

• Praticar pelo menos 150 min/semana de exercício físico de intensidade moderada ou 75 min/semana de exercício físico vigoroso ou uma combinação equivalente;

• Aumento gradual da atividade aeróbica com intensidade moderada até 300 min/semana ou 150 min/semana de exercício intenso, ou uma combinação equivalente;

• Várias sessões de treino devem ser consideradas, cada qual com uma duração de pelo menos 10 min e com um intervalo de tempo definido entre si, por exemplo, 4 a 5 dias por semana, de preferência todos os dias da semana.




E lembre-se a prática de pouco exercício é melhor do que ficar parado! O seu coração irá agradecer-lhe!




N’O Meu Ginásio, conta com uma equipa de profissionais pronta para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos e conseguir ter uma vida mais saudável.

Mexa-se por si, e pelo seu coração!

Equipa O Meu Ginásio



Clique aqui !!

👇


Mantenham-se ativos!

326 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
OMG Blog 2-51.png
bottom of page