top of page

TREINO NA GRAVIDEZ


As atividades físicas durante a gestação, ao contrário do que muita gente pensa, são muito bem-vindas.


Elas podem trazer inúmeros benefícios, durante todo o período da gravidez: durante a gravidez, na preparação e durante o parto, bem como na recuperação do mesmo.



A American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) publicou, em 2002, diretrizes para a prática segura de exercício físico na gravidez, reafirmadas posteriormente em 2009 e que ainda se mantém atualmente.


Estas linhas de orientação recomendam a prática de exercício físico moderado e regular na gravidez, desde que na ausência de contraindicações.



Em geral, a participação na maioria das modalidades parece ser segura. Atividades como Natação/ Hidroginástica, yoga ou Pilates são das principais atividades recomendadas.




Um exemplo de treino tipo que pode ser adaptado a uma grávida:

-5' aquecimento(mínimo)

-Atividade aeróbica (controle da intensidade)

-Treino c/resistências (preferencialmente grandes grupos musculares,)


-5' Retorno à calma

-Técnicas de relaxamento

*Técnicas de relaxamento








No entanto é importante estar atenta a algum sintoma. Se sentir:

-Sensação de falta de ar -Dor torácica ou palpitações -Pré-síncope ou tonturas -Contrações uterinas dolorosas ou ameaça de parto pré-termo -Perda de líquido amniótico -Hemorragia vaginal -Fadiga extrema -Dor abdominal ou pélvica -Diminuição dos movimentos fetais -Cefaleias -Fraqueza muscular -Dor ou edema dos membros inferiores


Interrompa os seus treinos e consulte o seu médico obstetra.


Desportos com risco elevado de contacto (basquetebol, futebol, hóquei) ou de queda

(ginástica, hipismo, ciclismo, esqui) são desaconselhados na grávida pelo potencial risco de traumatismo abdominal. Atividades como o mergulho também estão contraindicadas na gravidez, pelo risco de


doença de descompressão fetal. Em relação aos desportos praticados em altitude, os 1800 metros representam o limite para a grávida.



A maioria dos especialistas concorda com a prática de exercício físico durante a gravidez pois melhora o condicionamento físico, o risco de um parto prematuro é reduzido e reduz ainda o risco de depressão pós-parto.


O treino deve ser adaptado à realidade da grávida e ao período (trimestre) em que se encontra. NO Meu Ginásio, conta com uma equipa de profissionais que a irão ajudar a manter-se em forma nesta fase tão especial da sua vida. Oferecendo-lhe, avaliações físicas e um plano de treino adequado a si e à sua condição.


Obtenha todas as informações que necessita para iniciar o seu treino através do botão!


Clique aqui !!

👇






Cláudio Oliveira Professor

Personal Trainer


Mantenham-se ativos

197 visualizações0 comentário
OMG Blog 2-51.png
bottom of page