top of page

Como manter a motivação nos treinos enquanto iniciante!!




A motivação nem sempre nos acompanha, principalmente quando estamos a iniciar a atividade física!





Mas como vamos contornar esta situação?


Com consistência, persistência e paciência!


No início tudo vai parecer estranho, vamos descobrir músculos que não sabíamos que existiam, não vamos estar familiarizados com o material, com as aulas nem com os professores, no entanto, devemos manter a consistência para que tudo se torne mais simples e familiar.


A persistência vai ser muito importante, principalmente nos dias em que menos nos apetece, ou em que estamos com mais dores musculares porque tudo é novidade e ainda não estamos adaptados.

E, acima de tudo, muita paciência porque os resultados demoram a aparecer, mas quando aparecem são a nossa maior motivação!


Aqui ficam algumas estratégias para manter a motivação em alta :

1- Faça Aulas de Grupo.


Ter parceiros a trabalhar ao nosso lado é um excelente tônico motivacional . O sentimento de equipa e companheirismo que se cria durante as aulas de grupo (sejam elas Zumba, Cross, Pump, etc) aliada à energia transmitida pelo professor e pela musica, podem ser tudo aquilo que necessita para dar o seu máximo sempre com um sorriso na

cara. esta pode ser também uma excelente introdução ao seu novo estilo de vida onde terá alguém para o guiar numa rotina de treino altamente eficiente e conhecerá pessoas com o mesmo objetivo que você, evitando assim sentir-se algo deslocado nesta fase introdutória.




2- Partilha os teus objetivos.


Não tenha vergonha nem se esconda, vocalize quais são as suas metas sejam elas de curto ou longo prazo, sejam elas perder 10kg ou correr uma meia-maratona, as pessoas que realmente estão do seu lado e são próximas de si serão os seus maiores aliados nas suas conquista, por outro lado partilhe também as suas frustrações, quando não se sentir motivado para fazer o saco e ir treinar exprima o que sente, desabafe, às vezes apenas necessitamos de "deitar cá para fora" a falta de motivação.


3- Defina os seus objetivos a curto e a longo prazo


O objetivo é ganhar a guerra, mas para ganhar a guerra temos vencer cada batalha que nos apareça pela frente. Se pretende por exemplo perder 10kg em 6 meses, talvez seja

bom definir em conjunto com o seu Personal Trainer e Nutricionista quais são os objetivos para cada mês, porque cada kilo perdido é uma vitória, uma pequena conquista para chegar ao grande objetivo.


4- Rodeie-se de pessoas com objetivos semelhantes


Com isto não dizemos que deve por de parte todo o seu atual circulo social, longe disso, deve sim (se sentir essa necessidade é claro) acrescentar novos elementos e alargar a sua base por forma a incluir pessoas que tal como você procuram um estilo de vida mais saudável e mais ativo, e que acima de tudo compreendam as suas frustrações, o seu compromisso com o bem-estar e valorizem as suas vitórias.



5- Retire todo o prazer que conseguir!


Procure sentir prazer em cada ida ao ginásio e em cada exercício em cada aula que realizar, porque cada momento de dor equivale a mais uma etapa alcançada e quando estiver por exemplo entre series a pensar :


" Será que vale a pena todo este esforço?!" responda para si mesmo "SIM VALE A PENA! Porque EU valho a pena, porque eu mereço!"



N'Omeuginásio, encontrará um conjunto de profissionais prontos para o ajudar em qualquer que seja o seu objetivo, porque as suas metas são o nosso compromisso!


Clique aqui !!

👇






Ana Freitas Professora

Personal-Trainer OMG - Venda Nova


Mantenham-se ativos

239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
OMG Blog 2-51.png
bottom of page