NA REALIDADE EU TENHO FOME DE QUÊ?

Será que quando comemos em excesso é mesmo por fome?



Na maioria das vezes não! Na maior parte das vezes a dificuldade em gerir as porções da alimentação não é uma causa mas sim a consequência de outro fator. 


Esses fatores podem ser: 


- ansiedade;

- problemas amorosos;

- baixa auto-estima;

- insegurança;

- excesso de trabalho;

- falta de prazeres na vida;

- problemas económicos;

etc etc etc...


São vários os "gatilhos" que dão origem às compulsões alimentares. 

Não vai ser nenhuma dieta da moda que vai resolver o problema, talvez até nenhum plano alimentar vá mesmo resolver o problema. Porquê? Porque não é aí que mora o problema.

O primeiro passo é tentar perceber qual a origem dessa situação. Depois disso experimentar usar novas práticas.


Vamos a um exemplo: A Maria come muito saudável, durante o dia corre tudo às mil maravilhas. Leva a marmita para o trabalho e faz sempre as refeições certinhas. Mas quando chega a casa começam as dificuldades. O jantar normalmente até corre bem, a Maria já deixa o jantar encaminhado no dia anterior.

O problema é mesmo depois de jantar. Entre o jantar e a hora da Maria se deitar a Maria come sempre chocolates, bolachas, batatas fritas, no fundo o que houver em casa. É fome? A Maria acabou de jantar. O quê que a Maria sente? Que pensamentos invadem a Maria nessa altura? O quê que ela procura compensar? Ou de certa forma, aliviar? A Maria no fundo tem fome emocional, a Maria tenta procurar na comida algum prazer e conforto que lhe faltam noutra dimensão da sua vida. 

Como podemos solucionar o problema?  Não é um processo fácil, pode ser demorado, é necessário persistência e uma grande “agilidade” mental! 


 

Procurar prazer noutra atividade sem ser comer poderá ser a solução. Que tal um banho relaxante? Um banho diferente? Que tal iniciar uma atividade que goste mas que nunca teve oportunidade? Pintar por exemplo? As possibilidades são infinitas, até porque cada pessoa dá valor e associa prazer a atividades diferentes.


E a sua fome é de quê? 


O perder peso começa na nossa cabeça :)


Joana Santos Nutricionista

Venha conhecer-nos e sinta a diferença

GVN | OHC | IHCOMG www.omeuginásio.com



149 visualizações

© O Meu Ginásio