top of page

IOGURTES- MAGROS, SOJA, DUPLO ZERO, ETC, ETC e ETC...

Quando chegamos ao corredor dos iogurtes de um supermercado, a oferta é imensa…e também a confusão! Temos iogurtes, iogurtes magros, iogurtes de soja, iogurtes duplo zero, iogurtes triplo zero…




Na altura da compra temos de ter em atenção algumas particularidades, nomeadamente duas: teor de gordura e adição de açúcar.


- O iogurte magro é aquele que mais recomendo nas minhas consultas quando o objetivo é a perda de peso. O iogurte magro é 0% de gordura (e daí a designação de magro), mas pode ter adição de açúcares, o que não é de todo o desejado. Devem estar atentos à LISTA DE INGREDIENTES, e nela não devem constar termos como “açúcar” ou “frutose”. Se procuram um iogurte magro, com baixo teor de açucares, devem então optar pelos iogurtes Duplo 0% (0% matéria gorda e 0% açúcares adicionados) ou os mais recentes Triplo 0% (0% matéria gorda, 0% açúcares adicionados e 0% edulcorantes artificiais).



- O iogurte natural pode ser uma excelente solução, Meio-Gordo ou Magro (preferencialmente), mas

desde que não seja açucarado! O seu consumo é questão de hábito. Em idade pediátrica ou em casos de gravidez ou lactação, não costumo recomendar iogurtes magros, por terem na sua maioria adição de edulcorantes artificiais. Recomendo sim os iogurtes naturais. Já experimentou misturar por exemplo canela, fruta ou puré de fruta caseiro?


- O iogurte de soja, apesar de ter um teor de gordura muito baixo, tem, na sua maioria, uma adição de açúcar considerável, o que não o torna a opção mais interessante. Felizmente, as marcas foram ganhando alguma consciência relativamente a esta questão e têm apresentado algumas opções SEM AÇÚCARES ADICIONADOS.


- Para quem é intolerante à lactose (e apesar de o iogurte poder ser melhor tolerado do que o leite), existem no mercado iogurtes sem lactose, e inclusivamente iogurtes sem lactose magros e sem adição de açúcares.




- Claro que há situações clínicas mais específicas, que obrigam a outros cuidados e prioridades, e por isso…(e em tudo)…as recomendações têm de ser adaptadas a cada um.



Em caso de dúvida, contactem a vossa nutricionista!


Marta Alves Nutricionista

Venha conhecer-nos e sinta a diferença

GVN | OHC | IHCOMG www.omeuginásio.com

553 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
OMG Blog 2-51.png
bottom of page