UM DESAFIO! - Desafio 0% açúcar

Um café…1 pacote de açúcar. Uma meia de leite…2 pacotes de açúcar. A seguir bebemos um chá e colocamos 1 colher de açúcar….



“Ah…mas eu só coloco meio pacote de açúcar!” Então, se usa tão pouco, provavelmente já não necessita de nenhum. (Já agora some todo o açúcar que adiciona em todas as bebidas: meio pacote no café, 1 pacote na meia de leite, mais um bocadinho no chá “senão fica azedo”. No final do mês (muitas vezes no final de uma semana) teria açúcar suficiente para fazer um bolo).


“Ah…mas o meu corpo de vez em quando pede açúcar, uma coisa doce” Se de facto sente isto, provavelmente não está a fazer uma alimentação equilibrada. Muitas vezes não é o corpo que pede, são as emoções.


“Ah…mas eu uso açúcar amarelo”

Seja branco, amarelo, mascavado…o seu valor calórico é semelhante - por 100g deste produto recebemos cerca de 370kcal e seja ele branco, amarelo ou mascavado, é completamente desnecessário para o nosso organismo. Fornece bastantes calorias, calorias essa vazias, ou seja, calorias que o nosso corpo não utiliza eficientemente: ganha peso, ganha massa gorda,

mas não ganha nutrição.


Tenho um desafio a propor: Desabitue-se do uso de açúcar.


Tenho perfeita consciência de que será um dos desafios mais difícil que lanço aos meus clientes. Mas também é dos mais compensadores.


Experimente uma das seguintes opções:


- ir reduzindo a quantidade de açúcar que adiciona até deixar de colocar (adicione por exemplo canela em substituição), mas estabeleça um prazo para essa desabituação (1 semana de redução gradual, por exemplo)


- cortar radicalmente (tem a mesma opção de adicionar canela, se gostar). Vai achar difícil nas

primeiras vezes que ingerir a bebida, mas insista. Passada 1 semana já não custa tanto.



“Nem me peça isso! Não consigo tomar café sem açúcar!” Desengane-se! Conseguimos TUDO!

Só temos de estar motivados e empenhados num objetivo. É uma questão de persistência e de

hábito!




Vai perceber uma coisa surpreendente: depois de se desabituar do uso de açúcar, não vai gostar mais do café docinho.


Marta Alves

Nutricionista


GVN | OHC | IHC

OMG www.omeuginásio.com

337 visualizações