top of page

COMO DEVO ORGANIZAR O FRIGORÍFICO?


Acredito que com a situação atual possa haver mais tempo (ou não, para quem tem filhos!) para pensarmos em assuntos que outrora ficariam para segundo plano.

Que vos parece organizarem o frigorífico? Será que a forma como o têm organizado é a forma mais eficaz para a conservação dos alimentos que lá colocam? Onde arrumar cada tipo de alimento? Quais as zonas mais quentes e mais frias do frigorífico? Como conservar os vegetais sem os deixar apodrecer? O que guardar no frigorífico e o que deixar cá fora?



Ter prateleiras definidas para os diversos produtos é importante, tal como é não o sobrecarregar para que exista uma correta circulação de ar frio e respetivo arrefecimento. Na imagem abaixo encontra um modelo elucidativo de como organizar as prateleiras do frigorífico.



1. Primeira prateleira:


tem temperaturas estáveis e por isso deve privilegiar alimentos já confecionados e lácteos. É também a zona ideal para guardar ervas aromáticas. Uma boa forma de conservar as ervas aromáticas é colocando-as num vaso ou num jarro, na posição vertical, com um pouco de água e com um saco de plástico solto por cima.



2. Segunda prateleira:


produtos frescos como carne e peixe, que devem ser corretamente acondicionados para não existir vazamento de líquidos/sucos;



3. Terceira prateleira:


poderá deixar produtos em fase de descongelação, corretamente acondicionados como referido anteriormente;






4. Gavetas:

fruta e hortícolas frescas, se possível em gavetas diferentes. Porquê? muitas frutas, como as pêras, as maçãs, as ameixas ou os pêssegos, produzem etileno, uma substância que as ajuda a amadurecerem. Se colocar estas frutas ao lado dos vegetais, o etileno vai fazer com que os legumes apodreçam mais rapidamente.



5. Porta:


zona onde mais varia a temperatura, coloque água e outras bebidas, molhos e condimentos.




O que não guardar no frigorífico:

tomate, cebola, abóbora, batatas.



O que pode guardar no frigorífico, ou não:


frutos secos, azeite e óleos naturais, abacate, fruta. O abacate e a fruta podem ficar em cima do balcão da cozinha para amadurecerem. Mas também podem ir para o frigorífico se a sua ideia for atrasar o processo.





Joana Santos Nutricionista

Venha conhecer-nos e sinta a diferença

GVN | OHC | IHC

OMG www.omeuginásio.com

180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
OMG Blog 2-51.png
bottom of page