top of page

PERDA DE PESO O que esperar na Consulta de Nutrição!



Cada consulta de Nutrição é diferente e única, mas todas têm sempre algo em comum. Nas consultas de perda de peso é muito frequente ouvir frases do género: «já fiz dieta muitas vezes, mas nunca consegui perder peso!»; «não consigo perder peso!» e «já fiz

uma vez uma dieta e perdi imenso peso em pouco tempo, mas depois deixei de fazer e engordei mais do que aquilo que perdi!».


Além destas, existem muitas outras justificações que as pessoas dão para a não perda de peso (problemas de tiróide, metabolismo lento, idade, genética, etc), mas neste artigo não entrarei por esses caminhos.


Então, assumindo que vem à consulta de Nutrição pedir orientação e acompanhamento para a perda de peso, o que é que NÃO deve espera da consulta:


· Planos alimentares demasiado restritos que provoquem uma perda de peso muito

rápida: lembre-se que quanto mais rápido perder peso, maior é a taxa de massa muscular perdida;


· Alimentos milagrosos e batidos detox para a perda de peso: da mesma forma que não há nenhum alimento que por si só o vá engordar, também não há alimento/batido que o vá emagrecer;




· Medicação para a perda de peso: sim, há muita gente que em consulta questiona se existe e se pode tomar alguma medicação para a perda de peso. Como costumo dizer sempre que me fazem esta pergunta: se aumentou o peso com comida, vai ser com comida que vai perder peso também!


Assim, numa consulta de Nutrição para perder peso, pode esperar que:


· O seu plano alimentar tenha um défice calórico equilibrado, que lhe permita perder

peso com saúde, mantendo ao máximo a massa muscular;


· Os objetivos traçados sejam realistas: se aumentou 20kg num ano, não os vai perder num mês;


· Os medicamentos prescritos para perda de peso serão a Paciência e a Consistência: sim, isso mesmo! Estes são os dois pilares fundamentais para o sucesso de uma perda de peso. É fácil cumprir um plano alimentar durante a semana, com a

rotina laboral. E conciliar isso com o fim de semana? Pois. Ainda que, para a maioria das pessoas, ao fim de semana haja espaço para aquela refeição livre, torna-se um desafio voltar à rotina alimentar após essa mesma refeição! Lembre-se, para atingir o seu objetivo tem de ser consistente. Pode sim fazer uma refeição livre, mas depois deve evitar os ‘’é só mais este lanchinho, também não é só por mais isto que vou estragar tudo’’; ‘’amanhã já volto à dieta’’. Caso contrário, nunca irá conseguir perder peso como gostaria e voltará sempre ao ponto de partida ‘’já fiz inúmeras dietas e nunca consegui perder peso!’’.


A paciência é, também, um fator fundamental neste percurso: se há semanas que corre tudo bem e se perde peso, existem outras que - por fatores como stress, maior carga de trabalho, menos idas ao ginásio, ansiedade - correm menos bem e, por consequência, não se perde peso ou o peso que se gostaria. E está tudo bem, é normal acontecer e só quem já passou por uma perda de peso, sabe que nem todas as semanas são iguais.

Portanto, seja paciente e consistente que os resultados acabarão por aparecer!

Diana Oliveira Nutricionista

Venha conhecer-nos e sinta a diferença

GVN | OHC | IHC

OMG www.omeuginásio.com






497 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
OMG Blog 2-51.png
bottom of page