top of page

Porque todos devem fazer Yoga.


Saiba porque atletas que treinam com muita frequência precisam fazer yoga.


Antes de tudo, sabe o que é Yoga?

Diz a lenda que o Yoga se originou há mais de 10.000 anos na Índia. A palavra Yoga não tem uma tradução direta na maioria dos idiomas, mas é conhecida por ser traduzida livremente como "juntar" ou "unir". É a união do corpo físico e da mente (ego) com o espírito. Começou com um propósito espiritual, tendo papéis importantes nas práticas hindus e budistas, mas agora é mundialmente conhecido por seus benefícios físicos. A questão é, o que for bom para a sua alma também é bom para o seu corpo. Quem iria imaginar?!


O yoga e o cérebro

O yoga tem se mostrado eficiente em melhorar o foco, melhorar os sintomas de depressão, ajudar a combater os distúrbios do sono e a lista vai longe. Esses benefícios ocorrem porque o yoga tira o corpo e a mente do sistema nervoso simpático e coloca no sistema nervoso parassimpático.


O sistema nervoso simpático

Também conhecido como estado de luta, o sistema nervoso simpático entra em ação quando a mente está em stress, com frequência cardíaca mais alta, respiração mais rápida, tensão muscular e com pensamentos negativos e agressivos. Nesse estado, a mente e o corpo reagem com julgamentos e ações rápidas para escapar de situações perigosas. Usar este sistema deixa o corpo cansado e a mente distraída.


O sistema nervoso parassimpático

Conhecido como o estado de repouso e digestão, o sistema nervoso parassimpático está envolvido quando a mente está relaxada. Isso envolve uma frequência cardíaca lenta, respiração controlada, musculatura relaxada e combina-se com pensamentos criativos e felizes. Usar este sistema reabastece o corpo e deixa a mente calma e focada.

Não é preciso ser um gênio para entender que é melhor para o seu corpo usar o sistema nervoso parassimpático do que o sistema nervoso simpático no dia a dia. O yoga é uma das formas mais consistentes de dar ao seu corpo os benefícios físicos e mentais do sistema parassimpático e também é perfeito para atletas, porque o yoga também ajuda a desenvolver flexibilidade, equilíbrio e controle muscular.


Como começar

Agora que percebe o porquê do yoga ser uma aula não só para quem procura o relaxamento, está na altura de experimentar uma aula. Veja já o seu mapa de aulas e não perca a oportunidade.

249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
OMG Blog 2-51.png
bottom of page