top of page

Posso comer pão se quero perder peso?

Será o peso do pão importante?


Hoje em dia as pessoas cada vez mais se preocupam com o comer saudável, é certo. Mas será que numa perspectiva de controlo de peso e emagrecimento o comer saudável é suficiente?

A questão da quantificação do consumo alimentar é cada vez mais subvalorizada e sabendo que o ponto principal para eu perder peso é ingerir menos calorias que aquelas que eu gasto, a questão das quantidades pode comprometer o sucesso de um plano de emagrecimento.


Já reparou na imensa variedade de oferta de pães numa padaria/hipermercado?

Temos pães, individuais, que pesam 45 gramas como pães que pesam mais de 100 gramas! Um pão de 50 gramas (seja branco ou escuro) ronda as 120 Kcal, logo um pão de 100 gramas são 240 Kcal. Vamos pegar no seguinte exemplo: a Maria tem no plano alimentar da nutricionista 2 pães de 50 gramas, por dia, mas a Maria gosta muito dos pães de cereais da padaria ao lado de casa e nunca pensou que seria necessário pesar o pão.

O “pequeno” pãozinho de cereais que a Maria gosta pesa 100 gramas. Todo o restante plano alimentar é cumprido à risca! No entanto a Maria está a ingerir diariamente mais 240 Kcal do que aquelas que a nutricionista lhe colocou. Ao final da semana são mais 1680 Kcal extra! A Maria não perdeu peso.


E não, não é necessário pesar todos os alimentos, todos dias, nem ser escravo de uma balança, mas é importante ganhar algumas noções de quantidades, ao longo do tempo as coisas vão-se tornar mais intuitivas.


Dito isto: o pão engorda? DEPENDE. Depende de muitos fatores entre os quais a quantidade.


Pela sua nutricionista, Joana Santos, Ginásio da Venda Nova.

559 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
OMG Blog 2-51.png
bottom of page