top of page

AULAS DE GRUPO - 7 BENEFÍCIOS - YOGA


Falar de Yoga é falar de equilíbrio, com o objetivo de promover um trabalho holístico indicado para todas as idades e gêneros independentemente de já terem ou não uma atividade física regular, o Yoga procura uma abordagem única focada no corpo e na mente em simultâneo que estimule a tranquilidade e o bem estar corporal.


A respiração é transversal e portanto essencial nesta pratica, o dominio da mesma permitirá ao praticante um maior controlo sobre a mente que por sua vez controla o corpo, proporcionando assim a harmonia em todo o organismo.






PRINCIPAIS BENEFÍCIOS


1 - Diminuição do stress e ansiedade


A meditação praticada no Yoga permite que o praticante se concentre no que está acontecer neste momento, libertando assim a mente do passado e futuro, o que por sua vez proporciona ao individuo um equilíbrio emocional e uma sensação de paz interior.

A somar a isso, o trabalho de controlo da respiração e consequente oxigenação cria uma maior sensação de relaxamento, que pode vir acompanhada por um aumento da autoconfiança, concentração e uma diminuição da irritabilidade que praticado regularmente verterá para a sua vivencia diária.


2 - Melhoria da condição física geral


Os exercícios, técnicas e posturas desta prática promovem um aumento da resistência e tônus muscular (podendo ter mais ou menos impacto, mediante a variante do Yoga praticado)



Isto por sua vez, aumenta o rendimento para outras atividades sejam elas de elevada intensidade ou simplesmente tarefas do dia-a-dia.


3 - Alivio de dores corporais


Uma maior consciência corporal significa uma maior percepção da postura, como se senta como anda e ainda como se sente, desta forma é possível percepcionar e corrigir situações de tensão como contraturas.


O forte trabalho de estiramento que é feito no decurso da aula (não se preocupe se não for o seu forte) ajuda a libertar a tensão muscular e aumentar a flexibilidade o que naturalmente leva a um alivio de dores provocadas por escolioses, hérnias, fibromialgias e contraturas entre outros.


4 - Prevenção e controlo da doença cardíaca


O melhoramento da condição física a par do bem estar emocional, irá ajudar a regular o seu sistema nervoso e a beneficiar a sua circulação sanguínea, mantendo a pressão arterial controlada e os níveis hormonais como cortisol e adrenalina estáveis.


Todas estas mais valia ajudarão diminuir o risco de doença cardíaca e atuam como um ótimo complemente na reabilitação e controlo da mesma.



5 - Melhoria da qualidade do sono


O relaxamento e tranquilidade facilitam naturalmente uma ótima noite de sono, o Yoga através do aumento da produção de melatonina, hormona que regula o ciclo do sono.


E com um descanso de maior qualidade vem mais energia e melhor disposição no dia seguinte.


6 - Facilita o emagrecimento


A perda de peso pode ser considerada uma consequência de todos os outros benefícios do Yoga, isso porque ao haver uma diminuição da ansiedade e stress, a vontade de consumir alimentos compulsivamente (principalmente ricos em açúcar) diminui


Além disso, uma vez que existe um aumento da tonificação muscular, e ganho de massa magra, dá-se um aceleração do metabolismo e subsequente favorecimento do processo de queima de gordura. No entanto, esse efeito pode variar mediante a variante de Yoga praticado.


7 - Benefícios para idosos e gestantes


Pessoas de idade avançada e gestantes podem tirar grandes benefícios, uma vez que sendo de

baixo impacto esta modalidade pode e deve ser praticada por estes públicos.


Não deveremos esquecer nunca que todos os exercícios deverão ser adaptados à condição do praticante e o seguimento por parte de um profissional de saúde é altamente recomendado.


Lembre-se a prática de pouco exercício é melhor do que ficar parado! O seu corpo e a sua mente agradecem!



N’O Meu Ginásio, conta com uma equipa de profissionais pronta para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos e conseguir ter uma vida mais saudável.

Mexa-se por si, e pelo seu coração!

Equipa O Meu Ginásio



Clique aqui !!

👇


Mantenham-se ativos!

593 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
OMG Blog 2-51.png
bottom of page